Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

MTPS - Termo de Ajustamento de Conduta é proposto à indústria de cera da carnaúba no Piauí

Objetivo é garantir direitos a trabalhadores envolvidos na extração da palha e produção do pó da palmeira.

há 8 anos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Piauí propôs aos representantes de empresas da indústria de cera da carnaúba do estado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para prevenir e coibir a submissão de trabalhadores envolvidos na extração da palha e produção do pó da palmeira a condições análogas à de escravo. A proposta apresentada em reunião no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PI), em Teresina, prevê a criação de um cadastro de fornecedores. A identificação contribuirá para aprimorar o mapeamento e a fiscalização, pelo Ministério do Trabalho, de toda a cadeia produtiva, além de garantir direitos para os trabalhadores do setor. O Piauí é o maior produtor brasileiro de pó de carnaúba. A produção anual é da ordem de 12 mil toneladas (64,6% do total nacional).

O pó é a principal matéria prima da cera da carnaúba, utilizada por segmentos como a indústria automotiva, química, farmacêutica e de cosméticos. O Termo de Ajuste de Conduta está inserido no projeto ‘Palha Acolhedora’, ação que, em dois anos, identificou cerca de 200 trabalhadores sem Carteira de Trabalho assinada e vivendo em condições degradantes em alojamentos precários, sem água potável, banheiro e local apropriado para preparar comida. Uma nova reunião será realizada no dia 21 de junho, às 9h30, na SRTE-PI.

Assessoria de Imprensa

SRTE/PI

Ministério do Trabalho

imprensa@mte.gov.br

  • Publicações182
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações407
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mtps-termo-de-ajustamento-de-conduta-e-proposto-a-industria-de-cera-da-carnauba-no-piaui/342522960

Informações relacionadas

TAC quer acabar com contratos temporários em Carnaúba dos Dantas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)